Safdie Architects divulgou as imagens de 'ORCA Toronto', um empreendimento urbano de uso misto com um parque integrado no coração de Toronto. O projeto cobre 6,5 hectares (65.000 m²) a oeste da Torre CN, 4,5 hectares (45.000 m²) dos quais são dedicados ao parque urbano acessível ao público, enquanto 2 hectares (20.000 m²) são para residências, comércio e instalações de mobilidade. O projeto proposto reconecta o centro da cidade à orla, prometendo se tornar um marco que anima as partes subutilizadas.
O projeto apresenta torres residenciais estreitas conectadas por pontes elevadas. Essas torres acomodam unidades residenciais, jardins e instalações recreativas. A equipe de arquitetos destacou o conceito de "ponte entre torres" para criar um fluxo de equipamentos especiais para o público e a comunidade. Ao contrário dos prédios de apartamentos individuais, as torres interligadas também oferecem equipamentos internos e externos compartilhados em vários andares para promover a interação e um senso de comunidade entre os residentes.
O projeto incorpora nove torres no total: uma torre comercial e oito torres residenciais com aproximadamente 3.000 unidades habitacionais. O alinhamento das torres permite uma sensação de abertura e porosidade, maximizando a luz solar e vistas panorâmicas para os residentes.
À medida que a cidade se expandia para o oeste, as ferrovias se tornaram cada vez mais uma barreira brutal entre a Comunidade King West e o crescente distrito à beira-mar. Nosso projeto visa forjar uma reconexão no tecido comunitário, criando um parque animado que seja economicamente viável e prometa uma experiência de destino única para Toronto. Como é improvável que um parque isolado gere a diversidade de atividades necessária para animar o bairro, nosso projeto integra equipamentos para a vida da cidade, como lojas, restaurantes e escritórios no próprio parque, atraindo residentes e visitantes. - Moshe Safdie
Aproveitando a elevação e os contornos necessários para a construção acima do corredor ferroviário, o projeto ativa 65% da área do local por meio de um parque multinível. O parque oferece gramados abertos, playgrounds, trilhas para caminhada e ciclovias acessíveis por rampas, escadas rolantes e elevadores para atender a todos os grupos demográficos. Para aumentar a conectividade do parque com os bairros vizinhos, o acesso para pedestres e ciclistas foi implementado em todas as ruas transversais Norte-Sul, proporcionando livre circulação das ruas ao redor do parque sem a necessidade de entrar pela galeria comercial.
De acordo com Safdie, o projeto apresenta uma nova geração de comércio, na qual a natureza e o mercado estão integrados para criar uma experiência aprimorada e singular. Lojas, restaurantes e cafés estão ligados às áreas exteriores do parque em vários níveis, criando uma zona de amortecimento entre o exterior e o interior e permitindo que a paisagem se funda com o projeto. A galeria comercial foi projetada para ser aberta ao parque em dias de bom tempo e fechada durante os meses de inverno.
O projeto está atualmente sob revisão pública com a cidade de Toronto. O parque foi realizado em colaboração com a PWP Landscape Architecture e desenvolvido com a Arup Engineering.